Uma breve história
Olá Pessoal, tudo bem?
Para quem não me conhece, meu nome é Vinicius, sou graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, concluída pela Unopar (Universidade Norte do Paraná), em 2016. Desde 2019, exerço a função Analista de BI (Business Intelligence). Sempre fui apaixonado por tecnologia, aos 11 anos, meu pai, que naquela época, já havia coordenado uma equipe de técnicos em eletrônica, dentro da Philips, ofereceu a oportunidade de começar a vislumbrar esse universo, matriculando em um curso de informática. Naquela época, estou referindo exatamente em 1987, o mundo em que vivenciamos era cercado por maquinas de datilografar, caixas registradoras manuais, calculadoras e nas horas vagas tinha o Atari para brincar 😎. Pouco se imaginava que hoje estaríamos presenciando um "boom" tecnológico, onde dispositivos móveis que cabem na palma da mão, capazes de executar instruções com um poder de processamento infinitamente maior do que o primeiros computadores de tela fósforo verde (esqueça Windows) com aparência rudimentar, utilizados no inicio da minha jornada, quando era apenas um garoto. Com o passar do tempo, pude perceber que o ser humano ainda não alcançou o seu limite, no que diz respeito ao que ainda não foi criado ou aprimorado, em diversas áreas do nosso cotidiano e provavelmente acredito que esse limite não deve ser alcançado, pelo menos enquanto estiver vivo 😂. Sem mais delongas, venho aqui apresentar um pouco do trabalho que estou desenvolvendo ao longo dessa trajetória atuando como Analista de BI.
Mas antes quero fazer uma definição pessoal sobre o que é Business Intelligence. Não pretendo aqui contar a história do BI, vista em diversos artigos e livros sobre o assunto, mas em poucas palavras posso defini-la como uma forma em que não só as empresas como qualquer pessoa que se esforça para pensar em uma solução, pode utilizar o BI em um conceito (BI não é uma ferramenta) a ser aplicado no dia a dia auxiliando na tomada de decisões. Com poucos cliques do mouse consigo visualizar nos painéis, informações que com um simples insight, se torna um direcionamento para ajudar em uma estratégia de redução de custos ou gastos desnecessários, ou em um planejamento inadequado que se pode corrigir no momento em que a informação transformada em conhecimento está visível, de uma forma clara e objetiva em questões de segundos. Por esse motivo posso afirmar que hoje os dados convertidos em informação e logo depois em conhecimento, valem mais do que o petróleo, até por que o petróleo um dia vai acabar 😁.
Apresento um dos primeiros projetos onde sinto orgulhoso em fazer parte, se trata de uma demanda solicitada por um dos setores onde atuei, se chama BI de Planejamento e Produção, referente ao numero de clientes, ações e participações ofertadas aos programas sociais da empresa. Quero deixar bem claro, que todo material disponibilizado tem valores fictícios, ou seja, não reflete os dados do mundo real, mas os conceitos apresentados sim.
| Clique na imagem para visualizar o projeto |
Esse projeto foi desenvolvido com a extração dos dados gerados no sistema utilizado pela área demandante, no qual foram tratados e carregados na ferramenta Power BI da Microsoft, por sinal até o presente momento desta publicação, é líder mundial em plataformas de BI pelo 14º ano consecutivo, segundo o Quadrante Mágico do Gartner (ferramenta de pesquisa para embasamento de decisões, partindo das necessidades específicas de cada negócio) no ano de 2021.